sábado, 27 de novembro de 2010

SEMINÁRIO DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2010, a União da Juventude Comunista realizou em Belo Horizonte o Seminário de Solidariedade Internacional. A atividade aconteceu nos marcos dos eventos preparatórios para o XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes que ocorrerá no mês de dezembro na África do Sul.
O Seminário de Solidariedade Internacional teve três atividades sendo duas mesas redondas e um painel temático. O objetivo principal do Seminário foi proporcionar ao público de estudantes, jovens trabalhadores, militantes sociais, pesquisadores e interessados em geral, um espaço de reflexão, informação e orientação prática para à participação em ações coordenadas no terreno da Solidariedade Internacional promovidas por entidades brasileiras.
Com o lema do XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – África do Sul: “Por um mundo de paz, solidariedade e transformações sociais. Derrotemos o imperialismo!” foi composta a mesa número um do Seminário de Solidariedade Internacional.
Na próxima semana uma série de atividades marcará o Dia Internacional de Solidariedade à Palestina no Brasil (29 de novembro). Em Belo Horizonte , Jadallah Safa membro do CAPAI (Comitê Árabe Palestino de Apoio à Intifada) e coordenador do Comitê Democrático Palestino – Brasil esteve presente na primeira mesa do seminário apresentando uma análise marxista da atualidade da questão palestina.
A professora Dirlene Marques, coordenadora do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial também apresentou suas reflexões sobre a construção da Frente Anticapitalista e Antiimperialista.O Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial completou neste ano 10 anos de atividades e planeja organizar entre os dias 21 e 24 de abril de 2011 o V Fórum Social Mineiro com a temática da “Unidade dos Movimentos Sociais”.
A jornalista Mirian Gontijo - Presidente da Associação Cultural José Martí – Minas Gerais apresentou seu artigo sobre o papel do jornalismo na integração latino americana. A entidade é promotora das tradicionais Brigadas de Solidariedade e das Convenções Nacionais de Solidariedade a Cuba.
Na coordenação da mesa, Valmiria Guida – secretária geral da Casa da América Latina, entidade sediada no Rio de Janeiro, apresentou as atividades desenvolvidas pela CAL, com a parceria de entidades sindicais e associações, em solidariedade ativa aos povos latinos americanos e informações sobre como participar da referida entidade.
  “O papel da juventude na luta antiimperialista” foi o tema central discutido na segunda mesa do evento. Kélem Rosso da Juventude Comunista Avançando – JCA ligada a Corrente Comunista Luís Carlos Prestes apresentou a plataforma de luta de sua organização, Wellington representando a Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Via Campesina – Brasil apontou as principais tarefas desenvolvidas pelo movimento em nível nacional e internacional, o núcleo de BH da Marcha Mundial das Mulheres foi representado pela estudante Zi Vieira. A coordenação ficou a cargo da camarada Suzana da União da Juventude Comunista ligada ao Partido Comunista Brasileiro. Estudantes angolanos ligados ao Movimento Popular de Libertação da Angola também prestigiaram o evento e teceram considerações acerca da atual situação Angolana.
O Painel sobre o “XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes e os 65 anos da Federação Mundial das Juventudes Democráticas - FMJD” contou com a presença do professor José Angelo, ex-membro da União da Juventude Comunista, tendo o mesmo participado nos anos oitenta do Festival realizado na República Popular Democrática da Coréia. No painel o camarada Túlio Lopes repassou as informações sobre a mobilização e preparação para o XVIIº Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – África do Sul – Dezembro de 2010. A atividade foi gravada e será editada em DVD para os militantes e interessados que não puderam comparecer ao local do evento.
 
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.”
 
Ernesto Che Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário