sábado, 6 de novembro de 2010

17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

DERROTEMOS O IMPERIALISMO!
POR UM MUNDO DE PAZ, SOLIDARIEDADE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Os Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes começaram a realizar-se após a 2ª Guerra Mundial, em 1947, nascidos da necessidade sentida pelo movimento juvenil internacional de se unir em torno de questões que afectam os jovens e os povos de todo o mundo.

Os dezasseis festivais já realizados assumiram-se como os maiores momentos de encontro de jovens que, no plano internacional, se unem para discutir questões relacionadas com a paz, a solidariedade entre os povos e também a educação, o emprego, a democracia, a cultura, o ambiente, entre outros. Estes são momentos de uma larga e aberta discussão, na procura de soluções efectivas para os problemas da actualidade, revestindo-se assim de um carácter activo e reivindicativo.

Em 2010 vai realizar-se o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, de 13 a 21 de Dezembro, na África do Sul. A voz da juventude faz-se assim ouvir num momento em que o imperialismo, apesar de se encontrar numa profunda crise estrutural, se estende por todo o mundo, deixando um rasto de guerra, exploração e ataques aos mais fundamentais direitos da humanidade. Por todo o mundo a juventude se insurge contra o rumo que o imperialismo imprime nas sociedades.

A realização do 17º FMJE no continente africano é um sinal de apoio à sua juventude, que luta corajosamente contra as novas vagas do imperialismo, que através da sua intervenção militar, política ou económica, procura forçar todos os países a vergarem-se à sua vontade, desenvolvendo uma ofensiva neo - colonialista contra os povos.
O programa dos Festivais

Os Festivais têm uma sessão de abertura e de encerramento, em espaços de grandes dimensões, para poder acolher as delegações dos diversos países. O programa e conteúdo organizam-se por diversas iniciativas, nomeadamente:
    centros de discussão política (espaços de debates, conferências, seminários sobre temas de interesse para os jovens);
    workshop’s;
    Tribunal Internacional Anti-Imperialista (tribunal onde se condenam os crimes do imperialismo);
    reuniões de grupos sociais (encontro de jovens artistas, cientistas, atletas, sindicalistas, entre outros);
    fóruns de solidariedade (demonstrações de solidariedade com os povos em luta);
    Feira da Amizade (stands de delegações e/ou organizações);
    clubes regionais (espaços onde as delegações podem exibir as tradições do seu país, como a música, dança, entre outros. Geralmente estão divididos por continentes ou regiões de globo);
    actividades culturais e desportivas.
Normalmente, cada dia está dedicado a uma região do globo.

A preparação dos Festivais

Nas últimas edições, a preparação dos Festivais tem-se pautado pela realização de encontros, fóruns e outras iniciativas, procurando o efectivo envolvimento do movimento juvenil internacional. As Reuniões Preparatórias Internacionais (IPM's – International Preparatory Meeting), com os Comités Nacionais Preparatórios, são os momentos onde se decide a estrutura e organização dos Festivais. Normalmente, a primeira destas reuniões realiza-se no local do Festival cessante e a última no país que o acolhe. A Federação Mundial da Juventude Democrática - FMJD (presidida actualmente pela Juventude Comunista Portuguesa) é a estrutura com o principal papel de coordenação da preparação e dinamização dos Festivais.

Festivais realizados:

I. 1947, Praga, Checoslováquia
II. 1949, Budapeste, Hungria
III. 1951, Berlim, República Democrática Alemã
IV. 1953, Bucareste, Roménia
V. 1955, Varsóvia, Polónia
VI. 1957, Moscovo, URSS
VII. 1959, Viena, Áustria
VIII. 1962, Helsínquia, Finlândia
IX. 1968, Sófia, Bulgária
X. 1973, Berlim, República Democrática Alemã
XI. 1978, Havana, Cuba
XII. 1985, Moscovo, URSS
XIII. 1989, Pyongyang, República Popular Democrática da Coreia
XIV. 1997, Havana, Cuba
XV. 2001, Argel, Argélia
XVI. 2005, Caracas, Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário